-=Castanheiros=-

Forum geral dos aficionados de bonsai.

Moderador: jmachado

-=Castanheiros=-

Mensagempor Visitante » segunda jul 05, 2004 1:54 pm

Boa tarde amigos,

Plantei no início da Primavera umas castanhas e agora nesta altura as plantas já têm quase 20cm e 6 ou 7 folhas cada planta. Já as transplantei cada uma para vasos independentes e lá estão!
Já estou a tentar "dobrar" duas para poder fazer uns estilos inclinados ou varridos pelo vento! Depois decido!

As Dúvidas:

*-Quais os próximos passos para estes castanheiros?
*-Noto as folhas muito grandes, mesmo muito grandes... Elas depois ficam pequenas? Será que o castanheiro é próprio para Bonsai?

Abraços,
Vitor Verdura
Visitante

Mensagempor Zito » segunda jul 05, 2004 4:28 pm

Olá Vedura

Com a poda e um bom transplante as folhas reduzem o seu tamanho.

Pela minha experiência deve trabalhá-los como bonsai médio a grande.

Já vi lindos exemplares em Espanha.
Saudações Bonsaístas

ZITO

Associação Lusitana de Bonsai

www.albonsai.pt
https://sites.google.com/site/bonsaizito/
Zito

Registado: terça set 30, 2003 4:27 pm

Mensagempor Visitante » terça jul 06, 2004 1:51 pm

Olá

Sugeria: Concentra-te no diâmetro do tronco. Quando tiver adquirido o diâmetro que tu achas que gostarias, então concentra-te no desenvolvimento dos ramos. A redução da folha, tal como o zito disse, fazes a partir da poda e de uma fertilização controlada, mas é dos últimos processos, para desenvolver um bonsai.

Cumprimentos,

Gustavo
Visitante

Ainda os Castanheiros...

Mensagempor Visitante » terça jul 06, 2004 1:57 pm

Boa tarde,

Relativamente ao que o Gustavo disse:
gustavomduarte Escreveu:Olá

Sugeria: Concentra-te no diâmetro do tronco. Quando tiver adquirido o diâmetro que tu achas que gostarias, então concentra-te no desenvolvimento dos ramos.

Tenho uma dúvida: Se assim for, quando o castanheiro tiver o diametro que eu quero deverá ter 2 metros de altura!!!! Terei que o ir podando em cima para não crescer, certo?!

Abraços e obrigado pelas prontas respostas,

Vitor Verdura
Visitante

Mensagempor Visitante » terça jul 06, 2004 2:35 pm

Pode até ter mais de altura!!!

Convém no entanto fazer o controlo do sistema radicular, através de uma poda anual nos priemeiros anos, depois podes aumentar o período, já que provavelmente estarás a trabalhar com vasos de maiores dimensões, senão mesmo colocá-lo no solo para um engrossamento mais rápido.

Um exemplo:

Segundo Werner Busch, a primeira poda determina a altura da planta, e esta é usualmente feita tendo em atenção que se deve cortar até 2/3 da altura planeada e usualmente feito no 3º ano das plantas jovens, para a espécie da Castanea sativa (o vulgo castanheiro).

Apesar de não ter experiência com espécie, pelo que tenho lido, esta responde bem a uma poda do tronco, produzindo novos rebentos, que poderás utilizar como líder para construires a tua árvore secção a secção. Não precisas necessáriamente de te limitar ao que o autor diz, podes por isso planear um diâmetro maior que exiga não uma corte no terceiro ano, mas mesmo mais tarde, no 5º por exemplo.

Segundo o mesmo Autor, é uma espécie que perfaz facilmente bem o estilos de vassoura (hokidachi).

Cumprimentos,

Gustavo
Visitante

É só dúvidas...

Mensagempor Visitante » terça jul 06, 2004 6:26 pm

Grande Gustavo,

Só mais umas coisas:

*-Se eu tiver de cortar a árvore depois não irá ficar umas marcas feias? Se ela já tiver essa altura toda...

*-Achas que devo então cortar as raizes também? Estava a pensar deixá-as até finalmente pô-las num vaso de bonsai! O que achas?

Abraços,

Vitor Verdura
Visitante

Mensagempor António Castro » terça jul 06, 2004 8:07 pm

Olá Vitor Verdura,

Eu tambem tenho, um nessas condições que coloqui noutro tópico

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=348

Agora já tem mais uns 10cm, e realmente dá uma sensação diferente, saber que fomos nós, com uma simples "castanha" :D .
Curiosamente coloquei duas uma em cada vaso, com o mesmo tipo de solo, ambos á mesma profundidade, este germinou o outro deu em enraizar e para cima nada :shock:.
Por agora, nem me preocupo com o que ele, vai crescer mas dentro dos limites razoaveis para uma varanda 8).

Cptos,

Castro
António Castro

Registado: domingo mar 14, 2004 7:01 pm

Mensagempor Visitante » quinta jul 08, 2004 7:14 am

Olá,

Relativamente aos cortes, existem técnicas para disfarçar os cortes minimizando os efeitos pouco estéticos nas árvores. Convinha talvez e penso que deverás ter tempo para isso, enquanto a árvore cresce, consultares alguma bibliografia, com o objectivo de pelo menos teres uma forma visual mais esquemática do procedimento a fazer.

Em relação à poda radicular, esta vai permitir controlar o sistema radicular da tua planta, porque: convém remover grande parte da raiz apical e desenvolver as raízes que farão a baseespalhando-se de uma forma homogénea do tronco para fora. A poda com determinada frequência servirá também para desenvolver as raízes mais finas, que são as mais importantes na sobrevivência em vaso bonsai, que são responsáveis sobre a captação de água e nutrientes nas plantas.

Gustavo
Visitante

Mensagempor Valter M. Vaz » quinta jul 08, 2004 11:01 am

Olá a todos,

Qeria deixar aqui algo mais para complementar o tema.

Engrossar um tronco sem o deixar crescer muito em altura, pode ser da seguinte maneira: se existirem pernadas logo acima do nebari, é deixar crescer o mais possivel, elas ao crescerem vão ser responsáveis pelo respectivo engrossamento do tronco. Pode-se tambem deixar crescer alguns rebentos a meio do tronco que provocará o mesmo efeito. No tópico abaixo mostro como ofaço, na foto 015.

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=396

Se verificarem, o tronco tem fridas em cicatrização, que vão fechar com a ajuda do crescimento dos rebentos e assim o tronco vai engrossando. Quando vemos em revistas e sites aqueles troncos grossos e com afunilamento que é o mais importante. esses são abitualmente assim conseguidos.

Quando se atinge a grossura de tronco pretendida cortam-se essas pernadas que ajudaram no engrossamento e que habitualmente chamam-se como o nome indica, ramas de sacrificio. Ao seren cortadas ficam as fridas que para ajudar na sua cicatrização costumo escavar um pouco com o Dremel e depois protejo com pasta cicatrizante, e posso assegurar que a frida cicatriza mais rápido e fica mais bonita.
Cumptos.
Valter Vaz
Valter M. Vaz

Registado: segunda mai 31, 2004 12:03 am

Mensagempor Visitante » quinta jul 08, 2004 11:17 am

o que é o dremel ? :oops: :oops: :oops: :oops:
Visitante

Mensagempor Netsugari » quinta jul 08, 2004 1:39 pm

Ah !

Não percebo muito de ferramenta, maquinaria pesada e "bricolages" mas ... Esta eu sei ! :D :D :D
esta é uma daquelas ferramentas maravilha que ...
principalmente para gente lingrinhas como eu dá um jeitão quando é preciso
usar de força mais "bruta" numa árvore.

Aqui vai um exemplo de um trabalho em bonsai com a dita Dremel.
Fora Bonsai isto dá para qualquer coisa em bricolage.
Em Bonsai ... só tem um defeito, :roll:
não carrega as árvores de um lado para o outro, nem faz rega automática. :lol:

http://www.bonsailearningcenter.com/Tip ... bonsai.htm
http://www.dremel.com/html/home_fr.html

Cumprimentos. :D
Netsugari

Registado: terça abr 27, 2004 10:36 am

Mensagempor Valter M. Vaz » quinta jul 08, 2004 10:50 pm

Nesta época até dava jeito a rega automática.

É também muito util para eliminar o calcário e sugidade nas pernas dos vasos, e até para polir os mesmos.
Cumptos.
Valter Vaz
Valter M. Vaz

Registado: segunda mai 31, 2004 12:03 am

Mensagempor Visitante » sexta jul 09, 2004 7:07 am

Netsugari,

Muito interessante o link com o artigo do tanuki. Gostei particularmente! :D .

Gustavo
Visitante

Mensagempor Visitante » terça ago 31, 2004 8:11 pm

Como vao esses castanheiros ???
Visitante

Castanheiros

Mensagempor Visitante » terça ago 31, 2004 9:12 pm

Boa noite,

Estão crescidos... Estão mais ou menos com 15cm e com 6 ou 7 folhas cada um! Há um deles que em vez de ter apenas um tronco tem vários... Tem 3 troncos mais pequenos. Estão bons de saude!

Obrigado pela preocupação! :D
Visitante

Mensagempor António Castro » quinta set 02, 2004 8:19 pm

Olá pessoal,

Então aqui vai :)
O estado do "meu" é a engorda, está como quer, á vontade, embora já o tenha cortado.
Para o ano logo vejo, agora o outro acabou por não dar nada pelo menos que se veja.

E aproveito tambem para enviar as fotos dos meus ACERES, que tive que resguardar hoje, por causa da chuvada :( .

Cptos,

Castro
António Castro

Castanheiro Maior

Mensagempor Visitante » quinta set 02, 2004 10:10 pm

Boa noite,

Ó amigo Castro, o teu castanheiro está bastante grandinho! Muito bom! Os meus são mais pequenitos... :( e agora também não devem crescer! Só para o ano!

Mas vais ver... vão crescer... até sair na varanda do meu vizinho de cima!! :D :D :D

Parabéns!

Já que estámos no mesmo barco, o que planeias fazer para o ano? e para o outro? e 3 anos? 4 anos?...
Visitante

Mensagempor António Castro » quinta set 02, 2004 10:32 pm

Olá Verdura :D ,

Realmente é um espetáculo :) :D , motivado pela experiência do Zito ( Macieiras) experimentei, mas confesso que sem esperar coisa nenhuma.

Este ano já levou um corte para ai de 5cm, por enquanto quero mantê-lo naquela altura, depois de levar o corte é que começou a largar ramos laterais.
É como disse por enquanto está como quer, agora tenho que reunir o maximo de informação da espécie (Nacional) e estou a tentar que ele tenha o tronco direito por agora.
Quanto ao estilo entre o CHOKKAN e o HOKIDACHI, mas depois aguardo por mais opiniões, penso colocá-lo em bonsai talvez em 2006/2007 se tudo correr bem.
Para o ano vou ver como conseguir reduzir as folhas, estimulá-lo para ramificar ao longo do tronco principal e engrossar.

Pena tenho é que os meus Aceres, (Ginala+Tridente) que estão no propagador não tenham dado nada este ano :? :( .

Cptos,

Castro
António Castro

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes