Como manter o musgo em óptimo estado?

Forum geral dos aficionados de bonsai.

Moderador: jmachado

Como manter o musgo em óptimo estado?

Mensagempor nasa » sábado abr 24, 2004 1:35 am

Comprei uma Serissa Foetida, que vinha completamente coberta com um musgo verdinho lindo.

Houve um dia que não reguei pois achei que apesar do solo estar meio seco superficialmente, a terra mantinha-se humida no seu interior. Pois bem o musgo comessou a ficar logo amarelado.
Passei então a rega-lo constantemente e a pulverizar. Pois bem o musgo comessou a ganhar uma espécie de bolor, ficando feio tb.

Não consigo encontrar um meio termo. Será que é por falta de ventilação?
A árvore está no interior, na janela da casa de banho. Não apanha sol directo, e tem o calor e a humidade dos banhos.

Como se mantêm o musgo verde? Se não rego fica logo amarelo, se rego, ganha bolor, não entendo.

Ajudem
Um abraço
Nasa
nasa

Registado: terça mar 23, 2004 12:34 am

Mensagempor António Castro » sábado abr 24, 2004 10:37 pm

Olá Nasa,

Pois é normalmente os Bonsai vêm com musgo, que com o aumento da temperatura começa a secar, para que ele aguente mais tempo tens manter os nivéis de humidade no solo mais elevados.
Mas atenção que isso pode ser prejudicial ao teu bonsai, tens que optar até porque com o musgo tambem tens que ter mais atenção na rega, dado que este por vezes funciona como tampão encharca, mas pouco deixa passar para o solo.
Ele apesar de estar amarelo e seco não quer dizer que esteja morto, o meu do ACER já esteve assim e agora começou outra vez a ficar verde.

De facto também tens que ter atenção ao local do bonsai ( local arejado )

Para quem estiver interassado em fazer experiências aqui vai um site com algo:

http://www.bonsai.aveiro.co.pt/home.php

Cptos.

Castro
António Castro

Registado: domingo mar 14, 2004 7:01 pm

Mensagempor tchinho » sexta mai 07, 2004 2:06 pm

Olá

eu sou nova por aqui e tenho bonsais à menos de um ano.

Tenho dois com musgo: uma macieira e uma figueira. Ambos estão no quintal. Noto que o musgo da figueira está lindo, verdinho e bem fofo. Tenho que rega-la todos os dias. Já o da macieira, está a ficar seco, apesar de o regar também todos os dias. Também está a ficar solto da terra :? , que se passará? :roll:
Beijinhos

Susana
tchinho

Registado: sexta mai 07, 2004 1:58 pm

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes