Site Luso Bonsai www.luso-bonsai.com
O forum do aficionado de Bonsai em Portugal

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Musgo, posso criar o "meu" próprio musgo?

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www.luso-bonsai.com -> Estilos, Tecnicas e dicas
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
bravo 6

Registo: 03 Out 2005
Local/Origem: Portugal-Lisboa-Estoril

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 2:49 pm    Assunto: Musgo, posso criar o "meu" próprio musgo? Responder com Citação

posso criar o "meu" próprio musgo em casa ou na varanda? Em vez de ir buscar ao "bosque"?

Realmente não sei exactamente como o criar, tenho uma ideia.. mas não sei se poderá ser a melhor e a mais eficaz/natural.

Questão sobre a possível ideia:
Uma pedra da calçada com água, muita humidade diariamente e muita claridade dá para criar musgo? Shocked

agradeço algumas sugestões sobre como fazer musgo em casa Very Happy

cumps

Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Linhares - ES - Brasil

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 5:39 pm    Assunto: Responder com Citação

1. Recolha um punhado de musgo e retire a maior parte de terra possível.
2. Coloque algumas lajotas de cerâmica dentro de um local com água e deixe por um dia para que fiquem totalmente úmidas.
3. Prepare em um local com sombra uma(s) bandeja(s) com um pouco de água onde serão colocadas as lajotas.
4. Coloque o musgo dentro de um liquidificador e acrescente meia colher de sobremesa de açucar.
5. Acrescente um pouco de água e bata. Se ainda estiver muito pesado, coloque mais um pouco de água até que forme uma pasta verde.
6. Sobre as lajotas coloque uma tela como as de mosquiteiro. A tela deve estar úmida e ficar bem estendida.
7. Com pincel ou espátula passe a pasta de musgo sobre a lajota.
8. Mantenha sempre a umidade na(s) bandeja(s) com a(s) lajota(s).
9- Fertilize com frequência.
Agora é esperar. Fique atento as lajotas pois elas absorvem bastante água. Com o tempo o musgo irá se desenvolver e poderá ser usado levantando-se a tela e cortando-se a quantidade necessária, não é preciso tirar a tela. Com o tempo ela apodrecerá.
Esta informação foi retirada do informativo trimestral (Jan/Fev/Março-9Cool da FELAB - Federação Latino-Americana de Bonsai.

Ou então pegue um pouco de musgo e bata no liquidificador com um pouco de água! e jogue na área do seu vaso onde queira que o musgo fique.. dentro de 1 mês +/- ele vai ficar verdinho.. eu faço assim!

"Seu amigo do Brasil"
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
bravo 6

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 6:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Vmterra agradeço a sua participação e dicas, muito obrigado Very Happy

No 1º passo disse-me para recolher um punhado de musgo, mas o objectivo é criar, pois na minha zona não tenho musgo e para o obter tenho que me deslocar e fica um pouco longe Confused

retirei esta informação deste site:

O corpo de um musgo típico é constituído por:
    * Rizóides, que apenas têm a função de aderência ao substrato pois a absorção de água e sais minerais ocorre directamente através das células aéreas. Este facto é explicado pela ausência de verdadeiros vasos condutores de água e açúcares nos musgos;

* Caulóide que consiste numa epiderme, parênquima e uma zona central com células alongadas mas sem espessamentos, com função de ajudar no transporte de água e nutrientes. A falta de células espessadas no caulóide é outro dos motivos porque os musgos não atingem grande tamanho;

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 7:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Este você vai ter que buscar o musgo somente uma vez para fazer eu próprio criadouro de musgos ok! Wink

Material

Entre 1/2 Kilo a 1 Kilo de musgo
Uma bandeja , pode ser plástica ou qualquer material impermeável
Um local sombreado
1 lata de Cerveja ... ( Calma não é para beber enquando trabalha )
Tijolos maciços suficientes para a quantidade que você pretenda produzir.
Um tecido fino , do tipo de fralda de criança, ou tecido de mosquiteiro ( Prefiro a Fralda que é degradável )
Uma colher de Açúcar
Um liquidificador
Preparação

- Coloque os tijolos deitados na bandeja e coloque água na bandeja de maneira que os tijolos sempre tenham água disponível para absorver.
Cubra os tijolos com o tecido fino, podendo se quiser colocar uma pequena camada de areia fina entre os tijolos e o tecido, de maneira que garanta uma superfície boa para a colocação do tecido.
Bata no liquidificador, adicionando agua ,o musgo, a cerveja e o açúcar, em quantidades proporcionais ao que se quer produzir, até obter uma mistura mais ou menos cremosa, por exemplo para 1 kg de musgo usa-se 1 lata de cerveja e 1 colher de sopa de açúcar.
Espalhe tudo isto na superfície do tecido, de modo a obter uma camada fina ( + - 2 mm ), mantenha a bandeija sempre com água e na sombra para que as partes trituradas pelo liquidificador sejam alimentadas pelo nutriente ( Cerveja + Açúcar ) e em pouco tempo você terá multiplicado a quantidade que você tinha de musgo.
Caso necessite umedecer mais, faça-o com um pulverizador para não espalhar as " mudinhas " de musgo que estão se formando.

Espero que essa sirva pra você agora colega

"Seu amigo do Brasil"
Voltar acima
Tiago

Registo: 02 Out 2005
Local/Origem: Maia

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite!!

Só uma questao vmterra... um liquidificador, o que é??

[[[]]]

:: Tiago::
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nuvem_Branca

Registo: 20 Jun 2005
Local/Origem: Santarém / Albufeira

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação

É aquele electrodomestico que serve para fazer uns batidos deliciosos!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Razz Razz

http://www.bonsaimilenar.com
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Visitante

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação

TIAGO : Onde fazes os sumos de polpa ? Wink ...Num liquificador. Very Happy
Voltar acima
Tiago

Registo: 02 Out 2005
Local/Origem: Maia

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 8:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu não costumo fazer muitos sumos.... Embarassed Embarassed

mas já percebi... so k eu nao tenho... misturar e «triturar» os «ingredientes» todos da receita do musgo, manualmente também dá certo??
(dscuplem a minha inocência Razz )

[[[]]]

:: Tiago::
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
vmterra

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 9:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Tiago, não daria porque iria ficar pedaços muito grandes.. a idéia é fazer um sumo mesmo só que um poquinho pastoso!

"Seu amigo do Brasil"
Voltar acima
bravo 6

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 10:14 pm    Assunto: Responder com Citação

não se pode fazer com varinha mágica? Shocked

cumps

MensagemColocada: Qui Out 06, 2005 10:19 pm    Assunto: Responder com Citação

nao sera o mesmo ???? Penso que sim.
Voltar acima
bravo 6

MensagemColocada: Sex Out 07, 2005 7:24 am    Assunto: Responder com Citação

quanto a vantagens e desvantagens?

Alguem me pode dizer se há vantagens em colocar musgo na terra do nosso bonsai?

Quais são os contras?

cumps

MensagemColocada: Sex Out 07, 2005 8:22 am    Assunto: Responder com Citação

Vantagens:

- Não deixar que a água evapore tão depressa.
- Faz sobressair a aparência do bonsai.

Desvantagens:

- O excesso de humidade pode provocar o apodrecimento das raizes.

Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
bravo 6

MensagemColocada: Sex Out 07, 2005 9:16 am    Assunto: Responder com Citação

eu em desvantagens tinha mais em mente:

será que o musgo retira (rouba) algum alimento necessário e essencial para o bonsai?

ps- Nuvem_Branca, obrigado pela resposta e acho que vou mesmo optar pelo musgo na terra do meu bonsai bébé
agora basta só fazê-lo , hehe

MensagemColocada: Sex Out 07, 2005 11:48 am    Assunto: Responder com Citação

bravo 6 escreveu:
eu em desvantagens tinha mais em mente:

será que o musgo retira (rouba) algum alimento necessário e essencial para o bonsai?

ps- Nuvem_Branca, obrigado pela resposta e acho que vou mesmo optar pelo musgo na terra do meu bonsai bébé
agora basta só fazê-lo , hehe

Pode ficar tranquilo colega que o musgo não irá roubar nada que você colocar em seu bonsai!

Obs.: O musgo é uma vegetação Briófita!

As vegetações Briófitas é a vegetação primária.. ele nasce em qualquer lugar e são rasteiras!

Como Assim?
Esse tipo de vegetação não precisa de nenhum nutriente, vitamina, adubo, etc.. Apenas água!

Laughing (Uma pequena aula de Biologia) Wink

"Seu amigo do Brasil"
Voltar acima
Nuvem_Branca

MensagemColocada: Sex Out 07, 2005 11:55 am    Assunto: Responder com Citação

"Existem mais de 9500 espécies de musgos apenas, cuja distribuição vai desde as zonas tropicais húmidas a desertos (quentes ou frios).

A grande maioria dos musgos, hepáticas e antóceros forma densos tapetes de pequenas plantas, raramente maiores que alguns centímetros de altura. No entanto, existem espécies com cerca de um metro de altura. Conseguem sobreviver, num estado de animação suspensa durante longos períodos de tempo, "renascendo" em presença de água líquida.

As briófitas foram as primeiras plantas a deixar o meio aquático e a colonizar o meio terrestre. No entanto, estas plantas mantêm uma grande dependência da água líquida para a sua sobrevivência, sendo, por isso, consideradas os “anfíbios das plantas”.

De modo geral, as briófitas são extremamente sensíveis à poluição, sofrendo uma drástica redução de variabilidade nessas zonas."

"As briófitas (divisão Bryophyta) são um grupo de plantas verdes, sem raizes (mas com um rizóide composto por pêlos absorventes) e também sem um verdadeiro caule ou folhas. São também desprovidas de um sistema vascular, motivo pelo qual se desenvolvem preferencialmente em locais húmidos e protegidos da luz directa do sol, como faces protegidas de pedras e falésias e ramos de árvores (especialmente a sua face inferior). As briófitas mais comuns são os musgos; estão descritas mais de 10.000 espécies de musgos, o que faz deste grupo o terceiro mais diversificado entre as plantas verdes."

Voltar acima
vmterra

MensagemColocada: Sex Out 07, 2005 12:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Laughing Laughing Laughing É isso aí Sonia!

Eu dei uma pequena aula de biologia e você deu a aula toda! Valew Wink

"Seu amigo do Brasil"
Voltar acima
Nuvem_Branca

MensagemColocada: Sex Out 07, 2005 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Wink Wink Wink

Voltar acima
bravo 6

MensagemColocada: Sex Out 07, 2005 5:04 pm    Assunto: Responder com Citação

muito obrigado, o aluno agradece Laughing

cumps

MensagemColocada: Sáb Out 08, 2005 9:41 am    Assunto: Responder com Citação

Olá a todos

A Nuvem_Branca e o vmterra fizeram uma óptima descrição dos musgos e de outros Briófitos.
Aquilo a que chamamos musgo é somente uma parte do ciclo de vida destas pequenas plantas. O que vemos num musgo, as tais folhinhas, corresponde à segunda fase de crescimento.
http://dragon.seowon.ac.kr/~bioedu/bio/ohp/t-150.jpg
A primeira fase (protonema) passa-nos despercebida pois está localizada no solo e tem um aspecto semelhante ao do bolor, só que de cor verde. São estes filamentos verdes que vão originar as folhinhas, os responsáveis pela multiplicação vegetativa dos musgos. Daí que ao pretender-se propagar musgo num vaso, não se deva remover completamente o solo, pois se o protonema for completamente removido, a planta não se disseminará. Isto é, a fase correspondente às folhas não tem capacidade de se multiplicar vegetativamente.
Foi também dito que o musgo em excesso pode ser um problema ao dificultar a entrada de água aquando da rega. Mais problemáticos que os musgos são as suas “primas” hepáticas.
http://web.uniovi.es/bos/Asignaturas/Botanica/Imagenes/Marchantia%20polymorpha%20(Hepatica,%20Bryophyta).JPG
Normalmente não são utilizadas nos Bonsai, mas podem surgir naturalmente, com o tempo. As hepáticas, por terem um corpo taloso, prostrado, dificultam muito mais a rega.
Já agora por curiosidade um outro processo para propagar musgos, decerto mais aborrecido, é recolher as suas cápsulas quando estão maduras, guarda-las em lugar seco, e depois espreme-las de forma a libertarem os esporos na superficie do solo. Ao germinarem, os esporos dão origem ao protonema e ao resto da planta.

Cumprimentos

Rui Tavares
Voltar acima
bravo 6

MensagemColocada: Sáb Out 08, 2005 5:06 pm    Assunto: Responder com Citação

r_m_tavares escreveu:
Já agora por curiosidade um outro processo para propagar musgos, decerto mais aborrecido, é recolher as suas cápsulas quando estão maduras, guarda-las em lugar seco, e depois espreme-las de forma a libertarem os esporos na superficie do solo. Ao germinarem, os esporos dão origem ao protonema e ao resto da planta.

olá Rui,
interessante explicação e muito pedagógica. Agradeço o empenho nestas respostas.

Será possivel postar as imagens reais dos seguintes links (para a apercepção ser mais fácil à vista "desarmada"?)
http://dragon.seowon.ac.kr/~bioedu/bio/ohp/t-150.jpg
http://web.uniovi.es/bos/Asignaturas/Botanica/Imagenes/Marchantia%20polymorpha%20(Hepatica,%20Bryophyta).JPG

abraço

MensagemColocada: Sáb Out 08, 2005 5:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Ok Bravo 6 Wink

Editado pela última vez por Visitante em Sáb Out 08, 2005 5:48 pm, num total de 1 vez
Voltar acima
bravo 6

MensagemColocada: Sáb Out 08, 2005 5:40 pm    Assunto: Responder com Citação

lol

não era isso que pretendia..

queria dizer.. imagens de musgo mas com imagens reais (da natureza) como eu postei no inicio para poder distinguir. Wink

obrigado

MensagemColocada: Sáb Out 08, 2005 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação

De entre todos os musgos existentes saliento a importancia do musgo sphagnum muitas vezes utilizado para alporquias....

Com uma simples pesquisa pelo google encontramos milhentas imagens de musgo Wink
Voltar acima
António Castro

Registo: 14 Mar 2004
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Out 08, 2005 8:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Companheiros

Eu já tentei a forma de usar o "liquidificador" correu bem, até á fase da pasta verde e durante uns tempos parecia que ia resultar.
Depois chegaram os mosquitos....outros insectos Confused um cheiro esquisito, mas mesmo assim parecia que ia no bom caminho....antes que desse á luz um "allien" Twisted Evil ou os vizinhos reclamassem, estar um animal morto na varanda, preferi interromper o processo Very Happy Very Happy Very Happy .
Afinal existe musgo em quantidade suficiente, proximo do local onde vivo e tambem onde trabalho, só temos que ter em atenção, que não deve ir directo para os bonsai, porque podem estar a servir de "incubadoras".

O musgo que utilizo nos meus bonsai, é retirado directamente do campo, mais concretamente numa zona onde está a cair a água proviniente de aparelhos de ar-condicionado...ou seja tenho quase todo ano acesso a ele Very Happy Very Happy, mas tambem na zona circundante.
De seguida coloco-o em vasos de anteriores Bonsai e que foram transplantados...ficando num tipo de "quarentena" prolongada e vou metendo nos bonsai conforme vou achando necessário..ele seca, mas não morre, inclusive já tem passado para outros vasos sem a minha ajuda, tal como algumas plantas de enfâse.

[ ]s

Castro

Editado pela última vez por António Castro em Sáb Out 08, 2005 11:15 pm, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
bravo 6

MensagemColocada: Sáb Out 08, 2005 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

António Castro escreveu:
O musgo que utilizo nos meus bonsai, é retirado directamente do campo, mais concretamente numa zona onde está a cair a água proviniente de aparenhos de ar-condicionado...ou seja tenho quase todo ano acesso a ele Very Happy Very Happy, mas tambem na zona circundante.
De seguida coloco-o em vasos de anteriores Bonsai e que foram transplantados...ficando num tipo de "quarentena" prolongada e vou metendo nos bonsai conforme vou achando necessário..ele seca, mas não morre, inclusive já tem passado para outros vasos sem a minha ajuda, tal como algumas plantas de enfâse.

Olá António, tem possibilidades de colocar alguma(s) foto(s) para podermos ver o seu impacto no bonsai?

Abraço

Registo: 14 Mar 2004
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Out 08, 2005 11:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Bravo6.. Very Happy ( esse Nick...faz-me lembrar a tropa Very Happy )

Os vasos a que me referia, podem ser vistos aqui nesta "msg" canto inferior esquerdo das fotos

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=1364&highlight=enxertia

Agora com este tempo não tenho nenhum musgo digno de ser visto, mas não está morto.

Cptos.

Castro

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www.luso-bonsai.com -> Estilos, Tecnicas e dicas Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens