Acer tridente (raíz sobre pedra)

Forum para debate sobre as várias especies de bonsai.

Moderador: jmachado

Acer tridente (raíz sobre pedra)

Mensagempor Charles » quarta jun 15, 2005 5:01 pm

Boa tarde à todos....

Reparei que há uma grande quantidade de postagens sobre acer neste forum!
É uma planta que também gosto muito e o buergerianum (tridente) me parece o que melhor se adaptou ao clima brasileiro.
Quero partilhar com voces um acer tridente, estilo sekijoju (raiz sobre pedra). Trabalho neste bonsai há quase 4 anos e ele tem uma idade estimada de 16 anos.
Imagem
O vaso foi feito para ele ano passado, no qual foi plantado em setembro/2004, nossa primavera.
Agora suas folhas começam a mostrar uma coloração de outono, ainda pouco visível nesta foto.

Abraço a todos,
Charles
Charles

Registado: quinta Oct 28, 2004 7:15 pm

Mensagempor andre » quarta jun 15, 2005 7:06 pm

muito bom charles, ficara ainda melhor quando as raizes engroçarem um pouco assim o nebari dele ficara mais bonito.
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
andre

Registado: quarta ago 18, 2004 1:37 am

Mensagempor António Castro » quarta jun 15, 2005 7:34 pm

Olá Charles

Opa :shock:, esta ainda não tinha visto...estou mesmo a ver que aquilo foi mesmo para rebentar :D ...com arvores assim, quem é que se vai lembrar de levar a máquina fotográfica, não é :shock: :twisted: :twisted:

Se bem que o estilo, Raizes na Rocha "Sekijôju" seja um pela qual não não morro de amores, esse ai ficou a matar, parecendo efectivamente ter sido retirado de um qualquer local da natureza.
Um optimo exemplo, de como uma pedra simples pode fazer toda a diferença.

Muito bonita... o Tridente é uma das ultimas espécies de acer que pretendo arranjar :wink: ... isto se o nosso amigo "Valter" não se lembrar de me oferecer uma estacaziinha de "Kashima" :twisted: :) :twisted:

Bem bonita tambem e ai deverá ser sem dúvida a melhor opção.

Ficamos a aguardar mais evoluções, ele ai chega a ficar vermelho?

[ ]s

Castro
Imagem
António Castro

Registado: domingo mar 14, 2004 7:01 pm

Mensagempor Zito » quarta jun 15, 2005 8:19 pm

Olá Charles

Essa árvore está muito bonita. Sou suspeito porque adoro Tridentes.

Uma questão: Essa árvore aí onde está(?), perde as folhas?
Saudações Bonsaístas

ZITO

Associação Lusitana de Bonsai

www.albonsai.pt
https://sites.google.com/site/bonsaizito/
Zito

Registado: terça set 30, 2003 4:27 pm

Mensagempor ...Valter Vaz... » quarta jun 15, 2005 10:50 pm

Charles,

Muito bonita e o vaso é excelente. É um conjunto óptimo.
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com

.
...Valter Vaz...

Registado: sábado abr 23, 2005 11:37 pm

Mensagempor Charles » quinta jun 16, 2005 12:34 pm

Olá a todos...

André...
No próximo replantio vou descruzar aquelas 2 raízes mais finas. Não está bom assim. E concordo que ao engrossarem valorizará o nebari.

Castro..
Também não é meu estilo predileto e este acer é meu unico bonsai sobre pedra. Não descarto fazer mais, mas seriam poucos...
As folhas assumem sim uma certa coloração de outono, mas não tão intensa como na Europa!... Pena!... Vou mandar foto quando estas cores aparecerem mais..
Tenho certeza que o Valter "vai ceder aos seus apelos"... e te dar as estaquinhas que tanto deseja!!! :twisted:

Zito...
Sim... o tridente perde as folhas aqui, mas apenas ao final do inverno. No outono começam a mudar lentamente de cor... e seguem assim lentamente. É comum no final do inverno ainda sobrarem algumas folhas, mas estarão bem feias. No inicio da primavera eu retiro todas as que sobraram.

Valter...
O vaso eu fiz num atelier de cerâmica onde também faço grande parte dos demais vasos que uso. Levei um certo tempo tentando idealizar um que se adequasse ao estilo do bonsai.

Agradeço muito aos comentários de todos...
Grande abraço,
Charles
Charles

Produção de vasos

Mensagempor Miguel Bonsai » quinta jun 16, 2005 6:04 pm

Charles,

Bonito conjunto: vaso/rocha/bonsai.

Parece que você é entendido em vasos e fazê-los ainda é mais interessante. Partilhe essa experiência connosco já que em Portugal praticamente estamos limitados aos vasos que são importados, pouco se sabe de produção artesanal de vasos para bonsai aqui no nosso país. Como faz com os seus vasos, qual o processo produtivo, materiais, design que usa, etc?
Cumprimentos,
Miguel Bonsai :wink:

http://www.albonsai.com/home.htm
Miguel Bonsai

Registado: segunda dez 08, 2003 1:45 am

Mensagempor António Castro » quinta jun 16, 2005 7:26 pm

Olá a todos

Charles,...a julgar por esse, pode continuar a fazer muitos mais.
:shock: Não fazia ideia que o vaso tambem era da autoria do meu amigo....muito lindo, trabalho de profissional, hein :D :D, mais bonito que muitos dos que já vi em revistas...boa escolha cromática

Miguel, aqui vai um tópico bem interessante, que me parece ter sido mesmo o Charles ou o Olavo que o indicou, a um outro amigo do Bonsai, mas estou em crer que foi o Charles.

http://www.protty.it/forno_frameset.htm

Sabes, no Brasil existe uma comunidade de Japoneses, que imigraram para lá penso que na década de 40, e têm mantido de certa forma os seus costumes, dai o Bonsai ter boas referências por lá e o mesmo acontece com os vasos, caso do "Sami".

Depois como têm bastantes dificuldades de tudo quanto seja importação, alguns acabam complementando o Bonsai com cursos de Cerâmica e etc. o que optimo.

[ ]s

Castro
Imagem
António Castro

Re: Produção de vasos

Mensagempor Charles » sexta jun 17, 2005 11:59 am

Oi Miguel... como vai?
Eu também utilizo em meus bonsai vasos importados ou artesanais nacionais, mas achei interessante tentar deesenvolver alguns vasos desenhados para plantas específicas.
Comecei assim e durante uns 3 meses por ano frequento um atelier de cerâmica onde faço meus próprios vasos.
Uso diferentes tipos de argilas onde posso escolher algumas cores naturais, bem como composição ou textura.
Esta argila é amassada e aberta em placas com aproximadamento 8mm de espessura.
O vaso da foto foi feito com apenas uma placa de argila, modelada à mão-livre. No dia seguinte ela apresenta uma consistência mais firme e pode ser refinada a forma, feitos os furos de drenagem e de passagem de arames de fixação, além da colocação dos pés.
Após bem seca a argila, é feita a primeira queima em forno prório, a 800 graus. Em seguida é aplicada a pintura, usando tintas não tóxicas, feitas a partir de minerais diversos.
A tinta é aplicada com compressor e, neste caso, foram aplicadas talvez 4 diferentes cores de tintas.
Após a pintura é feita a segunda queima, para fixar e dar a cor final à tinta, sendo esta queima a 1.260.graus.

Sobre design, faço vasos de formato mais orgânico, como este, retangulares e ovais, tentando uma melhor adequação ao bonsai.
Os redondos, feitos em torno, eu compro do Izumi, que acho muito bonitos!

Oi Castro... tudo bem?
Agradeço suas palavras, mas estou muito longe de um trabalho de profissional!!! :oops: :shock:
Bonsai é meu hobby ao qual dedico meu pouco tempo livre. Cerâmica ainda menos!!! Mas confesso que é prazeroso criar todo o conjunto!
Na escolha cromática tentei simular o efeito do verde da relva na parte superior, descendo aos tons de marron da terra.
Dos 6 bonsai meus que estiveram na exposição, 5 tinham vasos feitos por mim. Exatamente o da planta premiada foi feito por um ceramista inglês!!! :shock: :D

Caso tenham interesse, tenho certeza voces encontram aí um atelier que poderá lhes mostrar em mais detalhes, todo o processo que resumi acima.

Agradeço seus comentários... e abraço a todos,
Charles
Charles

Mensagempor Visitante » sexta jun 17, 2005 12:50 pm

Charles : Uma bonita arvore e o vaso esta espectacular.

Obrigado pela explicação.

Continue a mostrar os seus trabalhos, tanto em bonsai como em ceramica :)

Cumprimentos a todos ,
Visitante

Mensagempor António Castro » sexta jun 17, 2005 9:34 pm

Olá

Charles, estava-me a esquecer do Izumi :?

Caso queiram ver algumas experiências podem vê-las

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum ... m.php?f=14

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 84&nrpag=5

Ou neste forum que tambem é 5 estrelas (da Monique/Reré/Toche etc :D )

http://site.voila.fr/babadubonsai
Têm um tópico de truques caseiros acerca de determinados assuntos.

Podem escrever em Português que o pessoal de lá recorre ao "BabelFish" caso seja necessário, são bastante simpáticos.

http://babelfish.altavista.com/tr

Espero que gostem.

[ ]s

Castro
Imagem
António Castro

Mensagempor Charles » sexta jun 17, 2005 11:53 pm

Oi Marcio...
Muito obrigado... gentis seus comentários!
Tendo novidades eu colocarei fotos aqui.

Oi Castro...
São muito boas essas matérias sobre vasos.
As vezes também vou trocar umas idéias no forum da Monique... de fato são muito atenciosos.
Os vasos do Izumi são maravilhosos!... Na exposição do Jardim Botânico aqui em São Paulo comprei 19 vasos redondos dele!!! :shock: :D

Abraço a todos,
Charles
Charles

Mensagempor Charles » quarta jun 29, 2005 1:45 pm

Oi Castro.... oi pessoal...

Conforme prometido, segue foto do acer tridente "sekijôju" com a coloração de outono! De fato, aqui esta cor começa a se definir melhor no inverno.
Zito, deste momento em diante, a tendência é que as folhas comecem a cair.
Ao final do inverno, caso não tenham caído todas elas, eu elimino as que sobraram.
Imagem

Imagem

Abraço a todos,
Charles
Charles

Mensagempor Visitante » quarta jun 29, 2005 1:54 pm

Que maravilha :) ... Fantasticas cores essas :)
Visitante

Mensagempor Nuvem_Branca » quarta jun 29, 2005 2:30 pm

Parabéns... tens uma arvore lindissima!
Nuvem_Branca

Registado: segunda jun 20, 2005 3:50 pm

Mensagempor António Castro » quarta jun 29, 2005 9:32 pm

Oi Charles :)

Ena, coisa bonita...ora ai está, porque é uma das minhas espécies preferidas :D

Fico mto feliz, por ai se conseguir essas espectaculares cores com eles.

Bonito exemplar, sem dúvida :wink:

Abraços

Castro
Imagem
António Castro

Mensagempor Charles » quinta jun 30, 2005 1:30 pm

Marcio, Nuvem, Castro.... tudo bem?

Agradeço demais seus comentários!... São motivadores!
Para "fechar o ciclo", colocarei foto dele ao final do inverno, quando já totalmente desfolhado!

Abraço a todos,
Charles
Charles

Voltar para Especies

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes