Site Luso Bonsai www.luso-bonsai.com
O forum do aficionado de Bonsai em Portugal

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Ligustrum

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www.luso-bonsai.com -> Horticultura
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
xanatel

Registo: 08 Out 2009

MensagemColocada: Qua Mar 10, 2010 11:36 am    Assunto: Ligustrum Responder com Citação

ola a todos!
tenho um ligustrum com 6 anos que transplantei à cerca de uma semana, estou muito preocupada ele parece estar a murchar... será normal? Rolling Eyes
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pedro nascimento

Registo: 20 Abr 2008
Local/Origem: povoa sta iria

MensagemColocada: Qua Mar 10, 2010 5:10 pm    Assunto: Responder com Citação

bem vinda(o) xanatel*

se poderes esplica melhor como e o que fizeste ao transplantar para que te possam ajudar melhor Idea estás a seguir os passos normais no antes e depois de um transplante Question

http://www.luso-bonsai.com/nov.php?id=28 Wink
cmpts***[/b]

xanatel

MensagemColocada: Qua Mar 10, 2010 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Fiz exactamente tudo que está descrito, passo a passo, com muito cuidado e calma seguindo cada passo. Para alem disso raspei um pouco a casca pois tinha marcas horríveis de ferrugem, resultado de um arame ferrugento que trazia quando foi comprada. Li que se deveria tirar um pouco da casca a quando do transplante e assim fiz... dei-lhe também uma boa poda e limpei todas as folhas... Agora esta a mirrar a casca dos troncos e parece que esta a murchar... Sad
Voltar acima
pedro nascimento

MensagemColocada: Qua Mar 10, 2010 11:45 pm    Assunto: Responder com Citação

e tás a seguir os passos a seguir ao transplante*?esses são tão ou mais importantes que o próprio transplante Wink
Li que se deveria tirar um pouco da casca a quando do transplante e assim fiz...
esfregar com uma escova"pode ser uma velha,dos dentes" ao de leve para limpar musgos,marcas de ferrogem,etc,do tronco não faz mal mas tirar a casca Question Rolling Eyes se fizeste isso.pode estar ai o problema pois assim a seiva da arvore não circula levando-a à morte Idea
mas aguarda por outras opiniões e se poderes,umas fotos podiam ajudar*
abrç...

xanatel

MensagemColocada: Qui Mar 11, 2010 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Sad
Voltar acima
algon

Registo: 24 Mai 2004
Local/Origem: Massamá (Sintra)

MensagemColocada: Qui Mar 11, 2010 10:28 pm    Assunto: Marcas de Ferrugem Responder com Citação

Olá xanatel
Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Tirar a casca Embarassed
Estou de acordo com o Pedro , pode ter sido interrompida a circulação Evil or Very Mad

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
xanatel

MensagemColocada: Sex Mar 12, 2010 8:28 am    Assunto: Responder com Citação

estive a pesquisar a cerca da circulação da seiva e não encontrei nada a cerca da casca Sad não sei que fazer...
quando se limpou a casca ela ainda tinha bocados do arame ferrugento dentro dela, tentei limpa-la o melhor que pude... afinal ,acabei por mata-la Crying or Very sad
Voltar acima
algon

MensagemColocada: Sáb Mar 13, 2010 3:13 am    Assunto: Marcas de Ferrugem Responder com Citação

Olá xanatel
Depende da forma como procedeu ( mais ou menos agressiva para o Floema )
O tronco é formado por camadas , sendo as mais exteriores as que podem ser decisivas em todo o processo . Assim , do exterior para o interior teremos :
1 - Casca ( a mais exterior )
2 - Floema
3 - Câmbio
4 - E sucessivamente até ao centro : Xilema e Alburno ; Cerne

Na pag. 19 do excelente livro " Manual de Bonsai " de David Prescott ( Editorial Estampa ) , diz-se a certa altura : Citação " Na parte exterior do tronco existem duas camadas mais escuras e mais suaves . A mais interna é o floema que distribui os açucares das folhas para as outras partes da árvore , dando-lhes energia para crescerem . Se tirar a casca a uma árvore - cortar um anel em volta da árvore - , a árvore morrerá . Não porque a coroa da árvore fique privada de água , mas porque as raízes não obtêm os açucares de que necessitam para sobreviver . Quando danifica o floema , devido à poda intensiva de um ramo ou se permitir que o arame de modelação esmague a casca , está a interromper o fluxo de açucares essenciais . Isto pode levar à morte das raízes sob a área danificada "
Fim de citação

Espero ter ajudado Wink

xanatel

MensagemColocada: Seg Mar 15, 2010 10:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Sad obrigada algon, não haverá nada que possa fazer...
Voltar acima
algon

MensagemColocada: Seg Mar 15, 2010 10:58 pm    Assunto: Marcas de Ferrugem Responder com Citação

Olá xanatel
Se fosse meu esse Bonsai , continuaria mais um tempo a regá-lo ( adubo nada ), até que não aparecessem sintomas de verde quando raspasse um pouco de tronco com a unha perto da base . "enquanto há verde , há esperança" Wink

brunosan

Registo: 11 Jan 2010

MensagemColocada: Ter Mar 16, 2010 11:21 pm    Assunto: Responder com Citação

E porque nao devolve lo à mae natureza por um tempo?
Voltar acima
andreww21

Registo: 08 Jan 2010
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Mar 18, 2010 7:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas!!!

Tenho algumas dúvidas...

Tenho um lingustrum que já lhe fiz o transplante no passado dia 09 de Fevereiro, e após 15 dias as folhas que tinha ficaram todas um pouco enroladas e "desmaiadas", ainda hoje estão, mas continuam verdes e "bonitas".

Quanto à rega tenho tido todos os cuidados, deixar secar a superficie da terra entre regas, etc, mas a uns dias para cá as folhas antigas começaram por amarelar nos nervos e acabam por cair (penso que será a mudança das mesmas...) enfim, tenho algum receio que esteja a ser atacado por acaros, mas não encontro indicios nenhuns.

Também estou a ficar preocupado, porque já fiz o transplante ha pelo menos 1 Mês e apenas 1 ramo rebentou, deixou sair as folhitas, muito mais pequenas que as outras, e por ali ficou... Acham que deva começar a colocar Adubo? ou espero ainda mais um pouco?

Também tenhu uma Operculicarya, que também já lhe fiz o transplante no dia 26 de Fevereiro e até hoje continua linda linda, poucas folhas amarelaram, secaram e cairam (não lhe cortei nenhuma), mas não é para meu espanto que quando hoje cheguei estava INFESTADA de formigas :S :S :S :S :S montes delas... enfim, já controlei um pouco a praga, mas mesmo assim, ainda andam algumas a passear no solo e a subir aos ramos... Também descobri uns bichos esverdeados escuros nos novos rebentos das folhas, penso que são pulgoes, pois já li algures na internet que as formigas e os pulgões são muito amigos... eh eh eh mas meus e do meu Valentim não... Axam que posso colocar alguma coisa para acabar com estra praga de vez? Tenho um insecticida da KB - Kiros Pronto (Insecticida pronto a aplicar para o combate de afideos e ácaros em plantas ornamentais (roseiras, árvores e arbustos ornamentais).

Ainda não fiz o teste em nenhuma folha como o frasco manda, mas não sei se o posso aplicar, pois como fiz o transplante a relativamente pouco tempo, tenho medo de o matar... :S :S :S

Antes de mais peço desculpa por este enorme texto,

Mas precido da vossa ajuda sábia o mais rápido possivel, para que possa combater estes bichos e resolver as folhas do meu lingustrum...

Ambos apanham sol pela manhã, a Operculicária das 08h às 11h e o Lingustrum das 08h às 13h...

Com os melhores cumprimentos,

Andreww 21
Voltar acima
andreww21

Registo: 08 Jan 2010
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Mar 18, 2010 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação

andreww 21
Voltar acima
pedro nascimento

MensagemColocada: Qui Mar 18, 2010 11:21 pm    Assunto: Responder com Citação

boas*

Acham que deva começar a colocar Adubo? ou espero ainda mais um pouco?
eu esperava mais uns tempos até o ligustrum começar a arrebitar Wink
Ambos apanham sol pela manhã,
pode ser por isso que as folhas estão a cair,não os deves por diretamente ao sol nesta fase de pós-transplante em que estão mais vulneráveis Idea

mas não sei se o posso aplicar, pois como fiz o transplante a relativamente pouco tempo, tenho medo de o matar...

em relação ao inseticida,é melhor esperares por outras opiniões pois eu não conheço esse que falas mas se aplicares reduz a dose para metade na 1a tentativa,não vá queimar a folhagem,quando aplicares,também não convem(pelo menos nessas 1as horas)apanhar com sol direto Wink
mas espera por mais respostas*

algon

MensagemColocada: Sex Mar 19, 2010 5:42 pm    Assunto: Formigas Responder com Citação

Olá andreww21
Veja :
http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=3916&highlight=formigas

xanatel

MensagemColocada: Sex Mar 19, 2010 10:30 pm    Assunto: piolho Responder com Citação

Boas,
para acabar com o PIOLHO das plantas usa-se uma diluição muito fraca de agua e sabão...
funciona as mil maravilhas e e´super económico e completamente inofensivo para a planta ...
esta aprendi na agricultura biologica Very Happy
Voltar acima
pedro nascimento

MensagemColocada: Sáb Mar 20, 2010 12:36 am    Assunto: Responder com Citação

boas,
pode resultar mas não é bem biologico,pois se essa solução for para o solo pode vir a ser toxico para a arvore Idea penso eu Rolling Eyes Wink
abrç...

xanatel

MensagemColocada: Sáb Mar 20, 2010 8:18 pm    Assunto: Responder com Citação

mas isso é valido para qualquer pesticida...
Very Happy
Voltar acima
foxracing

Registo: 16 Jan 2010
Local/Origem: Loures

MensagemColocada: Ter Abr 06, 2010 11:26 pm    Assunto: Responder com Citação

bem quanto as folhas ja exprimentaste as ampolas rainbow o meu sofreu um ataque quimico de um insecticida e apos as ampolas começou logo a arrebitar.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www.luso-bonsai.com -> Horticultura Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens