| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
xanatel
Registo: 08 Out 2009 Mensagens: 8
|
Colocada: Qua Mar 10, 2010 11:36 am Assunto: Ligustrum |
|
|
ola a todos!
tenho um ligustrum com 6 anos que transplantei à cerca de uma semana, estou muito preocupada ele parece estar a murchar... será normal?  |
|
| Voltar acima |
|
 |
pedro nascimento

Registo: 20 Abr 2008 Mensagens: 805 Local/Origem: povoa sta iria
|
|
| Voltar acima |
|
 |
xanatel
|
Colocada: Qua Mar 10, 2010 7:24 pm Assunto: |
|
|
Fiz exactamente tudo que está descrito, passo a passo, com muito cuidado e calma seguindo cada passo. Para alem disso raspei um pouco a casca pois tinha marcas horríveis de ferrugem, resultado de um arame ferrugento que trazia quando foi comprada. Li que se deveria tirar um pouco da casca a quando do transplante e assim fiz... dei-lhe também uma boa poda e limpei todas as folhas... Agora esta a mirrar a casca dos troncos e parece que esta a murchar...  |
|
| Voltar acima |
|
 |
pedro nascimento

|
Colocada: Qua Mar 10, 2010 11:45 pm Assunto: |
|
|
e tás a seguir os passos a seguir ao transplante*?esses são tão ou mais importantes que o próprio transplante
Li que se deveria tirar um pouco da casca a quando do transplante e assim fiz...
esfregar com uma escova"pode ser uma velha,dos dentes" ao de leve para limpar musgos,marcas de ferrogem,etc,do tronco não faz mal mas tirar a casca se fizeste isso.pode estar ai o problema pois assim a seiva da arvore não circula levando-a à morte
mas aguarda por outras opiniões e se poderes,umas fotos podiam ajudar*
abrç... _________________ http://pedrosaikoi.blogspot.com/
www.albonsai.com |
|
| Voltar acima |
|
 |
xanatel
|
Colocada: Qui Mar 11, 2010 2:32 pm Assunto: |
|
|
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
algon

Registo: 24 Mai 2004 Mensagens: 2356 Local/Origem: Massamá (Sintra)
|
Colocada: Qui Mar 11, 2010 10:28 pm Assunto: Marcas de Ferrugem |
|
|
Olá xanatel
Tirar a casca
Estou de acordo com o Pedro , pode ter sido interrompida a circulação  _________________ Cumprimentos
algon |
|
| Voltar acima |
|
 |
xanatel
|
Colocada: Sex Mar 12, 2010 8:28 am Assunto: |
|
|
estive a pesquisar a cerca da circulação da seiva e não encontrei nada a cerca da casca não sei que fazer...
quando se limpou a casca ela ainda tinha bocados do arame ferrugento dentro dela, tentei limpa-la o melhor que pude... afinal ,acabei por mata-la  |
|
| Voltar acima |
|
 |
algon

|
Colocada: Sáb Mar 13, 2010 3:13 am Assunto: Marcas de Ferrugem |
|
|
Olá xanatel
Depende da forma como procedeu ( mais ou menos agressiva para o Floema )
O tronco é formado por camadas , sendo as mais exteriores as que podem ser decisivas em todo o processo . Assim , do exterior para o interior teremos :
1 - Casca ( a mais exterior )
2 - Floema
3 - Câmbio
4 - E sucessivamente até ao centro : Xilema e Alburno ; Cerne
Na pag. 19 do excelente livro " Manual de Bonsai " de David Prescott ( Editorial Estampa ) , diz-se a certa altura : Citação " Na parte exterior do tronco existem duas camadas mais escuras e mais suaves . A mais interna é o floema que distribui os açucares das folhas para as outras partes da árvore , dando-lhes energia para crescerem . Se tirar a casca a uma árvore - cortar um anel em volta da árvore - , a árvore morrerá . Não porque a coroa da árvore fique privada de água , mas porque as raízes não obtêm os açucares de que necessitam para sobreviver . Quando danifica o floema , devido à poda intensiva de um ramo ou se permitir que o arame de modelação esmague a casca , está a interromper o fluxo de açucares essenciais . Isto pode levar à morte das raízes sob a área danificada "
Fim de citação
Espero ter ajudado  _________________ Cumprimentos
algon |
|
| Voltar acima |
|
 |
xanatel
|
Colocada: Seg Mar 15, 2010 10:34 pm Assunto: |
|
|
obrigada algon, não haverá nada que possa fazer... |
|
| Voltar acima |
|
 |
algon

|
Colocada: Seg Mar 15, 2010 10:58 pm Assunto: Marcas de Ferrugem |
|
|
Olá xanatel
Se fosse meu esse Bonsai , continuaria mais um tempo a regá-lo ( adubo nada ), até que não aparecessem sintomas de verde quando raspasse um pouco de tronco com a unha perto da base . "enquanto há verde , há esperança"  _________________ Cumprimentos
algon |
|
| Voltar acima |
|
 |
brunosan
Registo: 11 Jan 2010 Mensagens: 83
|
Colocada: Ter Mar 16, 2010 11:21 pm Assunto: |
|
|
| E porque nao devolve lo à mae natureza por um tempo? |
|
| Voltar acima |
|
 |
andreww21
Registo: 08 Jan 2010 Mensagens: 11 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Qui Mar 18, 2010 7:34 pm Assunto: |
|
|
Boas!!!
Tenho algumas dúvidas...
Tenho um lingustrum que já lhe fiz o transplante no passado dia 09 de Fevereiro, e após 15 dias as folhas que tinha ficaram todas um pouco enroladas e "desmaiadas", ainda hoje estão, mas continuam verdes e "bonitas".
Quanto à rega tenho tido todos os cuidados, deixar secar a superficie da terra entre regas, etc, mas a uns dias para cá as folhas antigas começaram por amarelar nos nervos e acabam por cair (penso que será a mudança das mesmas...) enfim, tenho algum receio que esteja a ser atacado por acaros, mas não encontro indicios nenhuns.
Também estou a ficar preocupado, porque já fiz o transplante ha pelo menos 1 Mês e apenas 1 ramo rebentou, deixou sair as folhitas, muito mais pequenas que as outras, e por ali ficou... Acham que deva começar a colocar Adubo? ou espero ainda mais um pouco?
Também tenhu uma Operculicarya, que também já lhe fiz o transplante no dia 26 de Fevereiro e até hoje continua linda linda, poucas folhas amarelaram, secaram e cairam (não lhe cortei nenhuma), mas não é para meu espanto que quando hoje cheguei estava INFESTADA de formigas :S :S :S :S :S montes delas... enfim, já controlei um pouco a praga, mas mesmo assim, ainda andam algumas a passear no solo e a subir aos ramos... Também descobri uns bichos esverdeados escuros nos novos rebentos das folhas, penso que são pulgoes, pois já li algures na internet que as formigas e os pulgões são muito amigos... eh eh eh mas meus e do meu Valentim não... Axam que posso colocar alguma coisa para acabar com estra praga de vez? Tenho um insecticida da KB - Kiros Pronto (Insecticida pronto a aplicar para o combate de afideos e ácaros em plantas ornamentais (roseiras, árvores e arbustos ornamentais).
Ainda não fiz o teste em nenhuma folha como o frasco manda, mas não sei se o posso aplicar, pois como fiz o transplante a relativamente pouco tempo, tenho medo de o matar... :S :S :S
Antes de mais peço desculpa por este enorme texto,
Mas precido da vossa ajuda sábia o mais rápido possivel, para que possa combater estes bichos e resolver as folhas do meu lingustrum...
Ambos apanham sol pela manhã, a Operculicária das 08h às 11h e o Lingustrum das 08h às 13h...
Com os melhores cumprimentos,
Andreww 21 |
|
| Voltar acima |
|
 |
andreww21
Registo: 08 Jan 2010 Mensagens: 11 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Qui Mar 18, 2010 7:36 pm Assunto: |
|
|
| andreww 21 |
|
| Voltar acima |
|
 |
pedro nascimento

|
Colocada: Qui Mar 18, 2010 11:21 pm Assunto: |
|
|
boas*
Acham que deva começar a colocar Adubo? ou espero ainda mais um pouco?
eu esperava mais uns tempos até o ligustrum começar a arrebitar
Ambos apanham sol pela manhã,
pode ser por isso que as folhas estão a cair,não os deves por diretamente ao sol nesta fase de pós-transplante em que estão mais vulneráveis
mas não sei se o posso aplicar, pois como fiz o transplante a relativamente pouco tempo, tenho medo de o matar...
em relação ao inseticida,é melhor esperares por outras opiniões pois eu não conheço esse que falas mas se aplicares reduz a dose para metade na 1a tentativa,não vá queimar a folhagem,quando aplicares,também não convem(pelo menos nessas 1as horas)apanhar com sol direto
mas espera por mais respostas* _________________ http://pedrosaikoi.blogspot.com/
www.albonsai.com |
|
| Voltar acima |
|
 |
algon

|
|
| Voltar acima |
|
 |
xanatel
|
Colocada: Sex Mar 19, 2010 10:30 pm Assunto: piolho |
|
|
Boas,
para acabar com o PIOLHO das plantas usa-se uma diluição muito fraca de agua e sabão...
funciona as mil maravilhas e e´super económico e completamente inofensivo para a planta ...
esta aprendi na agricultura biologica  |
|
| Voltar acima |
|
 |
pedro nascimento

|
Colocada: Sáb Mar 20, 2010 12:36 am Assunto: |
|
|
boas,
pode resultar mas não é bem biologico,pois se essa solução for para o solo pode vir a ser toxico para a arvore penso eu
abrç... _________________ http://pedrosaikoi.blogspot.com/
www.albonsai.com |
|
| Voltar acima |
|
 |
xanatel
|
Colocada: Sáb Mar 20, 2010 8:18 pm Assunto: |
|
|
mas isso é valido para qualquer pesticida...
 |
|
| Voltar acima |
|
 |
foxracing
Registo: 16 Jan 2010 Mensagens: 97 Local/Origem: Loures
|
Colocada: Ter Abr 06, 2010 11:26 pm Assunto: |
|
|
| bem quanto as folhas ja exprimentaste as ampolas rainbow o meu sofreu um ataque quimico de um insecticida e apos as ampolas começou logo a arrebitar. |
|
| Voltar acima |
|
 |
|