Transplante de Ligustrum

Forum para debate sobre questões mais tecnicas e troca de experiencias.

Moderador: jmachado

Transplante de Ligustrum

Mensagempor João Pais » sexta Oct 16, 2015 5:51 pm

Olá a todos
comprei recentemente um Ligustrum com 5 anos. Está com o solo comercial e parece-me que um transplante seria benéfico uma vez que já tem bastantes raízes a sair pelos orifícios do vaso. Porém, esta não é a melhor altura para tal. Faço o transplante agora ou espero até uma época melhor?
João Pais

Registado: quarta Oct 14, 2015 9:57 pm

Re: Transplante de Ligustrum

Mensagempor Pedro Menezes » sábado Oct 17, 2015 4:07 pm

Olá! :) Realmente, esta não é a altura mais apropriada para um transplante, que embora possa ser realizado, vai acarretar maiores riscos do que se fosse realizada na altura devida.

Na minha opinião, o melhor seria fazeres um falso transplante, caso tenhas um vaso maior. A ideia seria retirares essa terra do vaso, sem a perturbar muito e colocares um substrato de melhor qualidade "à volta", dando assim espaço às raízes de se desenvolverem. Depois, na altura devida aí sim, fazer um transplante completo, com a limpeza das raízes.

Por outro lado, existe sempre aqueles que preferem esperar, no caso de não quererem dispender alguns €uros num outro vaso.

Nos meus exemplares, fui fazendo os transplantes (completos) na altura em que os fui adquirindo, a grande maioria fora de época e até hoje não correu mal, embora tenha consciência dos riscos que corri.
Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida
Provérbio Chinês
Imagem
Pedro Menezes

Registado: quinta fev 05, 2015 10:45 am

Re: Transplante de Ligustrum

Mensagempor João Pais » domingo Oct 18, 2015 11:43 pm

Como o bonsai por enquanto ainda está saudável , vou aguardar para não arriscar perdê-lo. Se ficar mais debilitado, faço esse "falso transplante" então. Obrigado pela ajuda ;)
João Pais

Registado: quarta Oct 14, 2015 9:57 pm

Voltar para Estilos, Tecnicas e dicas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante