poda drástica em juniperus

Forum para debate sobre questões mais tecnicas e troca de experiencias.

Moderador: jmachado

poda drástica em juniperus

Mensagempor R0drig0 » sábado jun 29, 2013 7:10 pm

Olá..Eu tenho um juniperus no qual encontro um grande potencial de transformar em bonsai.
Só que existe um grande problema, a distancia entre a base do tronco e a do primeiro grande é muito grande e eu gostava de fazer um bonsai muito mais baixinho.
Pelo que eu andei a pesquisar a única solução é uma poda drástica, mas para a altura pretendo, toda a parte fotossintética teria ser contada ficando apenas o tronco.
Será que é possivel cortar toda a parte fotossintetica, sem que a planta morra, para que cresçam ramos na parte mais baixa do tronco?
E já agora qual é a altura mais acertada para fazer a tal poda drástica, caso ela seja possível?
R0drig0

Registado: quinta mai 30, 2013 6:41 pm

Re: poda drástica em juniperus

Mensagempor ViniCital » sábado jun 29, 2013 9:13 pm

Boas, porque em vez de uma poda drástica não experimentas a alporquia? como o juniperus tem o crescimento lento, pode ser que com o alporque "ganhe" alguns anos. coloca umas fotos... sempre ajuda
ViniCital

Registado: quarta Oct 12, 2011 11:49 am

Re: poda drástica em juniperus

Mensagempor gnoronha » segunda jul 01, 2013 11:01 am

Claro que depende do junípero que tenha aí (uma foto dá sempre jeito)... mas no junípero crescem ramos onde não os há com alguma facilidade. No meu de vez em quando tenho que tirar rebentos que aparecem em sítios que não convém!

Por um lado é uma forma de preservar (se isso lhe interessar) as formas já existentes do tronco, mas por outros tem de ter paciência para que lhe apareçam os rebentos certos e mais paciência para vê-los crescer e engrossar...
gnoronha

Registado: sexta mar 30, 2012 12:06 pm

Voltar para Estilos, Tecnicas e dicas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante