Juniperus Variegata

Forum para debate sobre questões mais tecnicas e troca de experiencias.

Moderador: jmachado

Juniperus Variegata

Mensagempor gnoronha » domingo mar 03, 2013 11:38 am

Oi pessoal,

Comprei este junípero pelo seu aspeto naturalmente caótico lá para Novembro no CENTRO DE JARDINAGEM QUINTA DA EIRA (Horto Campo Grande de Linhó) e 2 semana depois vi que já estava ambientado e transplantei-o para um vaso bonsai. Depois disso dei-lhe mais um tempo para se restabelecer e agora comecei a trabalhar nele e gostava de receber algumas dicas :)

Quando o coloquei no vaso deixei-o mais ou menos assim:
Imagem

Agora fiz isto:
Imagem

Porque detesto marcas nos bonsais e estou a trabalhar os ramos mais resistentes, prendi-os com fita-cola (do lado sem cola) a uns fios que depois prendem na estrutura onde se encontra. Embora não estejam a forçar muito, gostaria de o modelar mais mas tenho receio de, ao puxar mais ramos estar a "stressar" demasiado a planta. Como já se me partiu um ramo noutro bonsai 2 meses depois de os prender...

Além disso, pedia sugestões relativamente ao seu estilo. Se devia aproveitar que a maioria dos ramos está virada para um lado e seguir o "Batido pelo vento", ou se me deva apenas preocupar com o formato triangular com sentido de profundidade :wink:

Já agora ficam a ver uma forma engraçada de os distribuir pela parede. Numa parede maior com bastantes vasos deve ficar espetacular:
Imagem
gnoronha

Registado: sexta mar 30, 2012 12:06 pm

Re: Juniperus Variegata

Mensagempor reixida » domingo mar 03, 2013 3:21 pm

Alô, Alô!!!

Bem, primeiro que tudo gostaria de dizer que é uma excelente árvore para aprender...

Eu, por experiência própria, nunca realizo poda depois de ter transplantado um juniperus! No passado já perdi juniperus por não ter respeitado um período de 3, 4 ou até 6 meses de crescimento depois de o transplantar... provavelmente a quantidade de raízes que cortou para poder colocar essa árvore em vaso bonsai pode não assegurar o crescimento saudável da árvore.

Mas pronto... Eu diria para não fazer mais nenhum trabalho estético na árvore até ao outono.

Deixar que a árvore recupere (o novo crescimento ser bastante vigoroso) e só depois disso me preocupava em dar forma a essa árvore ;)

Para nota: No inicio do mês de fevereiro, transplantei um juniperus e hoje, um mês depois ainda tenho a minha árvore dentro de casa, protegida de vento, sol e oscilações de temperaturas... tudo para garantir que a árvore aguenta o transplante e estou a pensar estilizar esta árvore apenas em Novembro quando tiver de colocar arames e podar os ramos que cresceram este ano...

;)
Bons projetos!

Gonçalo Reis
membro GBL

Website: http://nishikibonsai.wordpress.com
facebook: http://www.facebook.com/grupobonsaileiria
reixida

Registado: terça fev 26, 2013 5:17 pm

Re: Juniperus Variegata

Mensagempor gnoronha » quarta mar 06, 2013 11:20 am

Olá Gonçalo,

É... eu fiz um curso onde tb aprendi a prática de trabalhar o junípero. No entanto esta técnica de puxar os ramos só utilizo pela experiência (pouca) que vou adquirindo.

Quanto ao timing do transplante, embora tenha sido fora do tempo não estou preocupado porque só trabalhei o bonsai quando percebi que ele já estava mais do que recuperado. É verdade que o vaso é mesmo à justa da planta, mas tb não quero que cresça mais do que isto. O meu objectivo é mesmo só moldá-lo :wink:

A poda é aconselhável durante o transplante. Eu fi-lo durante e agora para o trabalhar e para o deixar aproveitar melhor os 1º raios de sol do ano :)
http://www.luso-bonsai.com/nov.php?id=28

Mas vou seguir o seu conselho e parar para deixar a árvore recuperar!

Gracias
gnoronha

Registado: sexta mar 30, 2012 12:06 pm

Voltar para Estilos, Tecnicas e dicas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante