Ajuda Bonsai Sageteria

Forum para debate sobre questões mais tecnicas e troca de experiencias.

Moderador: jmachado

Ajuda Bonsai Sageteria

Mensagempor highlight » segunda ago 06, 2012 11:42 pm

Boa noite,

Para começar este foi um Bonsai oferecido e tem um grande significado para mim.
Desde muito cedo comecei a tentar recolher informação para saber qual seria a melhor maneira para o tratar.
Penso que o recebi em Abril, e tinha este aspecto.
Imagem
Tinha um aspecto muito bonito cheio de folhas e esteve sempre no meu quarto onde estudo. De dia como não estava em casa deixava-o à sombra e à tardinha colocava-o ao pé da janela para apanhar um pouco do sol, porque pelo que li eles gostam...
Andei a ler e li que os vasos onde eles normalmente vêm não são bons e decidi comprar o kit de transplante na luso bonsai e fiz o transplante para aí no final de Maio. (Vim a descobrir se calhar que era um grande erro, devia de ter esperado).
Quando realizei o transplante aproveitei e tirei algumas folhas que tinha no tronco e cortei os rebentos novos mais em cima para tentar que ele tivesse mais folhas e ficasse mais cheio em certos sítios.
Até aí tudo bem, ele perdeu algumas folhas não sei se foi com o transplante, mas continuava bem verde.
Imagem
Desde o início tinha uma zona de ramos que estava mais seca sem rebentos novos, achei isso estranho, mas pensei sempre que fosse rebentar alguma coisa, como podemos ver na foto anterior, mas o pior foi o que se seguiu.
Como entrei de férias ele tinha que também viajar e mudei ele de casa...
Esteve sempre muito bem e até estava bem verde até que de um dia para o outro secou muito rápido... Penso que foi uma corrente de ar...
As folhas começaram a cair e o fim de semana passado comecei a cortar ramos que estavam completamente secos até ficar assim...
Imagem
Desde então tenho-o deixado à janela mas nunca o deixo apanhar muito sol. As folhas que estão mais verdes até têm ficado bonitas, mas não consigo ver nenhum rebento novo, o que acho isso estranho...
Outra coisa que acho estranho é as folhas mais novas terem uma pigmentação assim acastanhada no meio, e serem muito finas, não são grossas como as antigas, como podem ver na imagem que se segue..
Imagem
Como podem ver, penso que no final de tudo cometi alguns erros, porque vendo ele inicialmente aparentava muito mais saúde.
Gostaria de ouvir alguns conselhos vossos, para ver se existe alguma volta a dar, pois cada dia que passa, parece que ele fica pior...:S
highlight

Registado: sábado jun 09, 2012 7:43 pm

Re: Ajuda Bonsai Sageteria

Mensagempor dreamfalcon » quarta ago 08, 2012 10:12 am

Olá, essa planta precisa de mais sol.
Quando costumas regar? Parece excesso de agua e já com fungos.

http://www.albonsai.pt/index.php/artigo ... os-basicos
Daniel Silva
Associação Lusitana de Bonsai www.albonsai.pt
Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras http://www.appcarnivoras.org
http://www.facebook.com/daniel.silva1
dreamfalcon

Registado: segunda nov 16, 2009 2:59 pm

Re: Ajuda Bonsai Sageteria

Mensagempor highlight » quarta ago 08, 2012 11:42 am

Obrigado pela resposta Dreamfalcon, eu costumo regar a planta quando vejo que a terra começa a ficar seca, tenho também usado o método do pau.
Eu costumo meter ela ao pé da janela onde apanha sol assim mais directamente, quando vejo que são horas de calor costumo baixar a persiana, para não ter sol directamente.
Achas que as folhas com aquela pigmentação castanha é falta de sol?
Quanto aos fungos, porque dizes isso? O que achas que devo de fazer ou aplicar na planta?
highlight

Registado: sábado jun 09, 2012 7:43 pm

Voltar para Estilos, Tecnicas e dicas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante