Sobreiros (a partir de semente)

Forum para debate sobre questões mais tecnicas e troca de experiencias.

Moderador: jmachado

Sobreiros (a partir de semente)

Mensagempor bravo 6 » terça jan 17, 2006 9:38 pm

Olá a todos,
Tomei a iniciativa de criar este Tópico, só para Sobreiros, uma vez que já apareceu pessoal interessado sobre sementinhas no qual se falou um pouco acerca dos sobreiros.

Um link acerca do Sobreiro:
http://www.luso-bonsai.com/nov.php?id=33

bravo 6, Qui Jan 05, 2006 10:38 pm Escreveu:tambem plantei 2 bolotas ( apanhei e plantei a 15 Novembro) e ambas já tem caule.. é pequeno mas já se vê algo :D

não sei se se vai dar bem.. até agora está a querer continuar.. depois coloco fotos.
as ditas fotos:
Imagem

Imagem

Irei actualizar este tópico com novas imagens futuramente e gostava que quem adquirisse Sobreiros também me acompanhasse.
De momento os meus dois sobreiros estão mais desenvolvidos. :wink:
ImagemImagem
bravo 6

Registado: segunda Oct 03, 2005 6:03 pm

sementes

Mensagempor Ezi » quinta jan 19, 2006 5:01 pm

:P Boas

eu também plantei algumas bolotas fe sobreiro, mas foi á relativemente
pouco tempo, ainda não sei o que vai acontecer, no entanto em duas
delas já se consegue ver a bolota a germinar.

Já agora, porque plantastes as bolotas na horizontas, as minhas estão na vertical.

Fica bem 8)
Ezi

Registado: quinta jan 05, 2006 10:35 pm

Sobreiros

Mensagempor abilio silva » quinta jan 19, 2006 7:22 pm

Olá!
Eu recolhi um sobreiro com cerca de 0,40m de altura... Pensava que o tinha matado, pois perdeu imensas folhas logo no dia a seguir, e o meu medo era maior porque, para além de ser uma espécie muito sensível, eu tinha-lhe cortado a raíz mais grossa, a de fixação, e na altura pensava que era a mais importante. Mas, para surpresa minha ele volto a dar sinais de vida e está agr com pequenos rebentos, que penso ainda se chamarem olhos, pois não têm sequer folhas. Espero que ao subir a temperatura, na Primavera, eles rebentem...
Vou tentar colocar aqui umas fotos numa próxima vez.
Boa sorte com os vossos sobreiros.
Abraços
abilio silva

Registado: segunda dez 05, 2005 10:47 pm

Mensagempor bravo 6 » quinta jan 19, 2006 7:37 pm

coloquei as ditas na horizontal, pois penso que quando caem no chão elas de certeza que irão rebolar no chão e não ficam logo "espetadas na vertical :roll:

será?
ImagemImagem
bravo 6

Mensagempor bravo 6 » quinta jan 19, 2006 8:26 pm

aqui vai mais uma actualização destes sobreiros..

Imagem

Imagem

Imagem
ImagemImagem
bravo 6

Mensagempor Rita_Arq » terça fev 28, 2006 12:57 pm

Olá pessoal, eu recilhi umas estacas de sobreiro em Janeiro e como li por aqui, untei a parte do corte com mel e espetei-as nums vasos com substrato normal para plantas, á umas semanas que uma delas que apanhou mais chuva começou a rebentar, estão a crescer-lhe bolinhas cor de rosa nos ramos. :D Fiquei muito contente, estava á espera de não resultar.
Rita
Rita_Arq

Registado: sábado jan 07, 2006 1:23 pm

Sobreiro

Mensagempor algon » sábado mar 11, 2006 2:09 am

Olá
Passou algum tempo, e aqui vai a evolução :lol:
Em Fevereiro
Imagem
Em Fevereiro
Imagem
Hoje
Imagem
Hoje
Imagem

Cumprimentos
algon

Registado: segunda mai 24, 2004 10:57 pm

Mensagempor .:Ritinha:. » sábado mar 11, 2006 12:49 pm

A quanto tempo é que postes na terra?
Love forever, love is free
.:Ritinha:.

Registado: sábado nov 19, 2005 3:10 pm

Sobreiro

Mensagempor algon » domingo mar 12, 2006 12:25 am

Olá Ritinha
As Glandes ( vulgo bolotas ), estavam na terra desde 12/Fev./2005
Cumprimentos
algon

Mensagempor .:Ritinha:. » domingo mar 12, 2006 1:51 pm

2005???
:shock: :shock: :shock:
Love forever, love is free
.:Ritinha:.

Registado: sábado nov 19, 2005 3:10 pm

Sobreiro

Mensagempor algon » domingo mar 12, 2006 10:41 pm

Olá Ritinha
Perdão :oops:
Queria dizer 12/Dez/2005...
Cumprimentos
algon

Mensagempor JT » terça abr 11, 2006 7:40 pm

Olá Algon...

Queria apenas saber como foi o processo de plantação que fizes-te...(se apanhas-te as bolotas e puseste-as logo ou não na terra)

se quiseres responder agradeçia...

Cumprimentos...
PENSA GLOBALMENTE... ACTUA LOCALMENTE...
Imagem
JT

Registado: quinta abr 06, 2006 8:43 pm

Mensagempor TITA » terça abr 11, 2006 10:11 pm

Ola JT

Agora já é um pouco tarde, mas se tiver uma bolota coloque só ao de cima da terra humida nascem facilmente
TITA

Registado: quinta set 30, 2004 1:10 pm

Sobreiro

Mensagempor algon » terça abr 11, 2006 10:37 pm

Olá JT
Como diz a TITA já é um pouco tarde ( creio que é até Dez. )
Deve colocar-se a Glande ( vulgo Bolota ) em posição horizontal e embebida na terra até metade do diâmetro.
Cumprimentos
algon

Mensagempor JT » quarta abr 12, 2006 9:53 am

Obrigado...

La para dezembro fasso a plantação eu tenho aqui 3 sobreiros a frente da minha casa mas ja não deve ter bolota nenhuma la....
PENSA GLOBALMENTE... ACTUA LOCALMENTE...
Imagem
JT

Registado: quinta abr 06, 2006 8:43 pm

Mensagempor Nisuki » quinta abr 20, 2006 8:11 am

Rita_Arq Escreveu:Olá pessoal, eu recilhi umas estacas de sobreiro em Janeiro e como li por aqui, untei a parte do corte com mel e espetei-as nums vasos com substrato normal para plantas, á umas semanas que uma delas que apanhou mais chuva começou a rebentar, estão a crescer-lhe bolinhas cor de rosa nos ramos. :D Fiquei muito contente, estava á espera de não resultar.

Olá, este é o meu 1º post aqui no forum :)

Olha, as estacas melhores para criar raizes são as de rebentos novos com folhas molhinhas ou as de anos anteriores, já com folhas riginhas :?:
E espetam-se com as folhas ou devem tirar-se as folhas antes de as espetar :?: Ñ sei se me fiz entender :?

Será q ainda dá para tentar espetar umas estacas ou já será demasiado tarde :?:
Nisuki

Registado: quinta abr 20, 2006 8:03 am

Mensagempor Nisuki » segunda mai 08, 2006 9:43 am

Aqui bem pertinho de mim encontrei 1 sítio onde nasceram dezenas de sobreirinhos, apanhei uns e plantei-os, estão giros, verdinhos, parece q ñ sofreram com a recolha, apanhei-os com +/- 10 a 15 cm, têm a raiz completa e ainda têm a bolota agarrada :D

Mas estão num local q todos os anos é limpo de vegetação por causa dos fogos, além disso ñ teríam como crescer ali tantos, é dentro de uma povoação, + tarde ou + cedo vão ser arrancados :?
Nisuki

Registado: quinta abr 20, 2006 8:03 am

Mensagempor António Castro » quinta dez 28, 2006 9:21 pm

Olá a todos

Este ano já fiz a minha coleta :)

Imagem
As “bolotas” maiores são de espécies diferentes, penso que ali estarão incluídas algumas de Sobreiro, já que foram retiradas de baixo de um, mas como não era único na vizinhança nunca se sabe, e para complicar misturei tudo, e agora não sei a que tipo pertencem.
As "aladas" pertecem ao exemplar cuja folha apresento abaixo, se alguém conseguir identificar agradeço :wink:

Imagem
Este penso ser o Carvalho Vermelho “Red Oak”, no ano passado colectei no outro lado da avenida e foram o que também julgo ser o Carvalho Branco...algumas dessas sementes que estão acima foram retiradas dessa zona mas num que tem a folha muito mais pequena.

Imagem
Esta sei que muda a cor para vermelho, e com rebentos jovens na mesma cor, desconheço qual a espécie.

Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado :wink:

Cptos,

Castro
Imagem
António Castro

Registado: domingo mar 14, 2004 7:01 pm

Mensagempor Rui Marques » sexta dez 29, 2006 11:02 am

Olá António Castro

Também há pouco tempo clectei algumas glandes e pela foto que apresentas, (as glandes mais redondas) e de alguma pesquisa no Guia Fapas, trata-se, na minha opinião de Quercus rubra.

Mas caso esteja errado, alguém diga.

Tive a oportunidade de colocar duas em terra vegetal, e já masceram alguns rebentos, é conveniente deixar estar as glandes em água durante 24h no minimo, e colocá-las em solo molhado a húmido.

cumprimentos.

Rui Marques
Rui Marques

Registado: segunda jun 12, 2006 12:17 pm

Mensagempor walter » sexta dez 29, 2006 5:17 pm

Ola.
A' quase dois meses tambem puz à terra uma bolota de um querqus, nao sei a subespecie, e ja esta bem grande. Estava e està no interior, onde a vou deixar até à primavera. Ja puz mais algumas à terra, desta vez vao ficar no exterior a ver o que dà, pois é onde situa-las que às vezes tenho duvidas.

Ela està assim;
Imagem
Imagem

Penso deixala no interior porque esta com rebentos pequenos e se a ponho la fora queima-se toda, isto porque as temperaturas estao muito baixas. Certo?

Antonio Castro, gostava de saber oque sementes sao essas ao lado das bolotas? Arranjo muitas sementes dessas e parecidas, ja tentei semear algumas mas até hoje nada. Qua serà a melhor maneira de semear, estratificar, etc?
Fiquem bem.
Walter Costa
walter

Registado: quarta set 20, 2006 7:00 pm

Mensagempor António Castro » sexta dez 29, 2006 8:04 pm

Olá

Rui Marques

De facto este é um dos processos que me dá mais gosto praticar, pode não dar em grande coisa, mas que é um gosto especial isso não á dúvida....

Walter “Zenga”

Aquelas sementes, são semelhantes a muitas outras, as deste tipo “aladas” podem pertencer a varias espécies de Plátano/Aceres entre muitas outras, este aqui pelo aspecto da folha, suspeito que se trate de um Acer Campestre
http://www.dipbot.unict.it/orto/0010-1.html

Acerca da estratificação, pode dar um pestanada no site de Vitor Pinto “EL Tubaron” que foi e é uma referência para mim, e gosto dar uma passagem por lá, sempre que possível.

http://www.bonsai.aveiro.co.pt/home.php
É só clicar na zona dos “artigos” no que diz “ Estratificação de sementes “

O que eu faço é + ou – o que ali se vê, costumo estratificá-las por 3 meses aprox.( mas não tem que ser assim já que varia de espécie p/ espécie) só coloco a sementes em imersão por 48h, após terem completado esee processo de estratificação.
Mesmo as que não afundam ( supostas más ) não deito fora, embora estejam incluidas na % das que não germinam, já me aconteceu algumas surpresas com elas...como as probabilidades são menores, só tenho o cuidado de não as misturar com as outras.

De resto, no meu caso tem sido mais fácil fazer germinar, que manter...este ano ainda não consegui que vingassem as Sequoias Gigantes, chegaram umas 7 ou 8 até ao meados deste mês, mas com as chuvas e humidade que houve antes deste frio, acabou com elas...não que tivessem sido regadas em excesso, mas por passarem demasiado tempo com o solo húmido...e também alguma teimosia minha parte em evitar colocá-las dentro de casa....actualmente só tenho 3 Carpinus Coreanos e um Ginala Flame ( por enquanto ).

Outra coisa que me apercebi neste fim de semana é que no espaço que disponho para elas/eles, chega a estar uma diferença de 3 a 4 graus da prateleira cima, para a de baixo.

Espero que ter sido de alguma ajuda

[ ]s

Castro
Imagem
António Castro

Mensagempor António Castro » terça mar 13, 2007 9:35 pm

Olá a todos

Este ano tem sido bom para as sementeiras :wink:

Fotos dos Quercus, são de 3 ou 4 espécies, foram todos semeados ao mesmo tempo e, consegue-se notar ligeiras diferenças no crescimento de algumas delas.

Imagem

Os Aceres campestres, esses também já germinaram uns quantos, mais timidamente...conforme os dias de calor, lá vão nascendo um ou dois.

Cptos.

Castro
Imagem
António Castro

Mensagempor Soneca » terça abr 10, 2007 9:11 am

Boas a todos,

Eu tenho cerca de 14 sobreiros/azinheiras a crescer desde bolota :-).

( se tiverem curisidade ver aqui http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=3087)

Viciei um pouco pq já os apanhei a começar a germinar e salvei-os de virarem comida para ovelha hehehehe.

Como distingo se tenho sobreiros ou azinheiras?

Qual a espessura que o tronco deve ter para começar a pensar em envasar como bonsai? N pretendo fazer agora e nem para o ano mas estou curioso :).

Obrigado a todos,

RR
RR
Soneca

Registado: segunda jan 01, 2007 7:35 pm

Mensagempor António Castro » sábado jun 30, 2007 9:49 pm

Olá a todos

Aqui vão as actualizações de alguns projectos em curso todos eles provenientes de sementeiras.

Imagem
Fotos actualizadas ( Maio07) das experiências, exactamente o mesmo escorredor que se vê nas imagens acima

Imagem
Acer campestre

Imagem
Carvalho Branco nascido em 2006.

Imagem
Carpinus coreano nascidos em 2006.

Imagem
Glicínia nascida em 2005, única sobrevivente de 3 sementes, semeadas fora de época....

Imagem
Macieira nascida em 2006 com mais duas irmãs.
Este ano foram separadas no decurso de numa actividade.

Todos os anos me tenho entretido com sementeiras, mais pelo prazer do acto em si, do que pela necessidade de as possuir...embora em algumas espécies tenha como objectivo de ficar com um dos seus exemplares...as restantes vão servindo para distribuir pelos amigos nas actividades de grupo ;)...

Em tentativas anteriores foram-me sempre mais difícil mante-las, do que as faze-las germinar...tendo tido sempre bastantes dificuldades em estabilizá-las, após os primeiros meses...
Tentei com vários tipos de “propagadores”, alguns deles bem caros tipo os da Ubbink”/vasos de Turfa...etc...etc..

Este ano resolvi experimentar escorredores de macarrão em algumas árvores, como me sobraram alguns, coloquei-lhes as sementes, e pelos vistos, sem querer, parece-me que consegui dar mais um passo e fechar talvez o “elo” que me falta para as estabilizar...
Os buracos dos escorredores possibilita manter a humidade Qb, e o solo sempre arejado proporcionando com que se consigam safar melhor ao dumping-off...que sempre se fez sentir ( mesmo com aplicações de “Previcur N” )
Talvez fosse esta a resposta que me faltava....

[ ]s

Castro
Imagem
António Castro

Mensagempor Rui Marques » segunda ago 13, 2007 9:59 am

Este é o meu sobreiro obtido a partir de semente.
Em Fevereiro estava assim:
Imagem

Imagem

Agora está assim:
Imagem

Imagem
Rui Marques

Mensagempor Soneca » sábado ago 25, 2007 1:18 pm

Boas,

Também tenho plantado desde o inicio do ano penso que 14 bolotas.

Elas vingaram bem mas todas elas diferem do exemplar que mostras pois apenas ainda cresceram em altura nunca se dividindo.

Fizeste algo para provocar a divisão ou foi algo que surgiu naturalmente?

RR
RR
Soneca

Mensagempor Rui Marques » segunda ago 27, 2007 10:36 am

Olá Soneca,
Relativamente à ramificação não tenho feito nada, apenas deixado crescer. No ramo da direita, o mais alto, e do que vês na foto, ele em duas semanas já ganhou mais três ramos, todos nasceram a partir de gomos na base da folha.

Mas todas as tuas sementes estão a crescer em altura?
Rui Marques

Mensagempor Soneca » segunda ago 27, 2007 12:25 pm

O crescimento das minhas pára e arranca. Não percebo o motivo.

Na ultima semana que tive de férias tenho um rebento que ganhou várias folhas novas. Os outros estão quase estagnados.

Engrossar o tronco quase não engrossa.

Logo à noite vou colocar fotos.

RR
RR
Soneca

Mensagempor Rui Marques » segunda ago 27, 2007 1:43 pm

Quando uma planta estagna o seu crescimento, é devido ao calor. Como que uma defesa contra as altas temperaturas. O meu sobreiro esteve practicamente inactivo durante o mês de Julho e inicio de Agosto. Agora com o abaixamento da temperatura volta novamente a desenvolver-se.
Rui Marques

Mensagempor Joao Santos » quarta ago 29, 2007 9:15 pm

Olá a todos:
Tenho-me deliciado a ler este tópico desde o seu início e estou entusiasmadíssimo em começar também com a sementeira.
Como tenho a sorte de, perto de casa, ter uma considerável mancha verde, logo que o calor se vá e venha o outono, vou fazer a minha colecta de estacas e sementes. Estou a pensar em sobreiro e pinheiro (preferência manso). Logo que tenha novidades terei todo o gosto em partilhar.
Joao Santos

Registado: sexta ago 17, 2007 10:35 pm

Mensagempor Soneca » quinta ago 30, 2007 2:39 pm

Para os pinheiros já n vais tarde?

RR
RR
Soneca

Mensagempor jorge mesquita » quinta ago 30, 2007 3:20 pm

Olá pessoal.

Deixo as fotos dos meus Carvalhos:
Imagem
Imagem

e do sobreiro:
Imagem

Até breve.
jorge mesquita

Registado: segunda abr 03, 2006 9:39 pm

Mensagempor Rui Marques » quinta ago 30, 2007 3:35 pm

Jorge, quando germinou o teu sobreiro?
Rui Marques

Mensagempor jorge mesquita » quinta ago 30, 2007 4:01 pm

Germinou em Fevereiro.
jorge mesquita

Mensagempor Joao Santos » quinta ago 30, 2007 10:36 pm

Soneca Escreveu:Para os pinheiros já n vais tarde?

RR

se partirmos do princípio de que largaram as sementes (pinhões) este mês...
Espero ir catar alguns neste fim de semana e experimentar
Joao Santos

Mensagempor Soneca » sexta ago 31, 2007 5:50 pm

Joao Santos Escreveu:
Soneca Escreveu:Para os pinheiros já n vais tarde?

RR

se partirmos do princípio de que largaram as sementes (pinhões) este mês...
Espero ir catar alguns neste fim de semana e experimentar

Apenas perguntei pq à 2 semanas qdo fui ao sul andei à procura e já n consegui encontrar nenhuma pinha que já n tivesse desfeita com as intempéries.

Deve ser do microclima da zona onde fui...

RR
RR
Soneca

Mensagempor Joao Santos » segunda set 03, 2007 9:02 pm

Fui hoje mesmo à cata das ditas bolotas e pinhoes. Estão em água ate amanha para estimular a germinação. Amanhã vão para a terra e vamos aguardar pelos resultados
Joao Santos

Mensagempor jorge mesquita » segunda set 03, 2007 9:36 pm

Olá João, eu ñ queria desaminar mas, ñ seria melhor esperar por Janeiro ou Fevereiro, digo eu :roll:
Estou certo q possam germinar mas, sobriveram durante o inverno com pouco tempo d crescimento?
jorge mesquita

Mensagempor Joao Santos » terça set 04, 2007 8:37 pm

Também não sei, mas os dados estão lançados, foi tudo colocado hoje na terra e agora é só regar e esperar.
No mínimo a experiência servirá para todos os outros utilizadores.
Joao Santos

Mensagempor francisco31 » domingo set 09, 2007 4:05 pm

ola a todos eu fico contente por ver o pessoal a fazer bonsai nacionais (de arbores ibericas) eu tambem gosto de fazer sementeiras e recolhas de arvores para bonsais, um site que pode ajudar a voces www.pt.wikipedia.org/wiki/sobreiro
outro
www.arvoresdeportugal.free.fr/indexarbo ... borium.htm
depois é só escolher a arvore.
eu actualmente estou a tentar fazer bonsai de azevim que tenho no jardim nao sei se irá resultar mas seria bonito um bonsai com bolinhas vermelhas.
tenho um ulmeiro e alguns mais mas feitos por min,ainda sou novo neste site e nao dei direito como por varias fotos mas quando poder eu meto mais e vou falando da minha experiencia com o azevim quem me poder ajudar eu agradeço
francisco31

Registado: segunda set 03, 2007 6:58 pm

Mensagempor francisco31 » domingo set 09, 2007 4:46 pm

ola a todos havia um erro no site que pode ajudar a voces www.pt.wikipedia.org/wiki/sobreiro
outro
www.arvoresdeportugal.free.fr/index.htm
depois é só escolher a arvore.
francisco31

Registado: segunda set 03, 2007 6:58 pm

Mensagempor Rui Marques » quinta set 20, 2007 2:01 pm

Para quem quiser saber mais sobre o sobreiro,

http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffic ... 4&state=FD

É necessário fazer o registo.
Rui Marques

Os Bebés

Mensagempor Joao Santos » terça nov 06, 2007 7:51 pm

Conforme tinha prometido, aqui está o resultado das minhas sementes.
São pinheiros mansos e carvalhos (estes em muito menor quantidade).

São ainda muito pequeninos mas parecem-me estar a germinar em boas condições.
Enquanto o tempo se mantiver quente vou mantê-los na rua, quando arrefecer tenciono resguardá-los um pouco.
As fotos não estão estupendas mas foram tiradas mesmo agora (noite)

Imagem

Imagem
Joao Santos

Transplante

Mensagempor Joao Santos » terça ago 12, 2008 9:02 pm

Imagem

Olá a todos.

Fiz hoje o transplante dos pequenos projectos que comecei de semente.
O desenvolvimento tem-se revelado muito mais lento do que esperava mas o que interessa é que todas quantas brotaram no inicio se mantêm vivas.

Espero que agora com mais espaço o desenvolvimento seja mais rápido, a copa principalmente visto que ao nivel das raízes não está nada mau.

Por enquanto só me resta paciencia...

Cumprimentos a todos
Joao Santos

Mensagempor pedrommarcelino » terça ago 12, 2008 10:07 pm

Boas

Gostaria obter macieiras apartir de sementes, sera que me poderiam indicar a melhor altura para o fazer e se algum cuidado especial :roll:

obrigado
Cumprimentos,
Pedro
pedrommarcelino

Registado: segunda set 17, 2007 3:15 pm

Mensagempor pedro nascimento » quarta ago 13, 2008 8:43 am

olá pedro m*
eu penço que a melhor altura seja no principio da primavera ou até um pouco antes de resto é meter na terra e não deixar a terra perder muita umidade,mas aguarde por outras openiões*

boas joão santos
Colocada: Ter Ago 12, 2008 9:02 pm Assunto: Transplante

--------------------------------------------------------------------------------

Olá a todos.

Fiz hoje o transplante dos pequenos projectos que comecei de semente.
O desenvolvimento tem-se revelado muito mais lento do que esperava mas o que interessa é que todas quantas brotaram no inicio se mantêm vivas.

Espero que agora com mais espaço o desenvolvimento seja mais rápido, a copa principalmente visto que ao nivel das raízes não está nada mau.

Por enquanto só me resta paciencia
*----------------------------------------
não seria melhor para que elas desenvolvecem mais rapido ter feito os transplantes para vasos maiores :idea: :?:
continuação de sucesso para estes seus projectos :D
cmpts***
:wink:
pedro nascimento

Registado: domingo abr 20, 2008 12:18 am

transplantes

Mensagempor Joao Santos » quarta ago 13, 2008 5:44 pm

Viva Pedro

Os vasos são mais do que suficientes para este estado de crescimento.
Inicialmente utilizei (reciclei) embalagens que cortei e perfurei como sementeiras.
Somente agora utilizei estes vasos que tinha guardados. Talvez devesse ter feito o transplante há mais tempo mas tinha receio que elas nao se aguentassem, daí aguentar ao máximo nao mexer na sementeira.

Agora que confirmei a quantidade/qualidade de raizes é que passei à próxima fase. A foto pode criar ilusão mas garanto que os vasos são granditos pro tamanho das plantas.

Cumprimentos
Joao Santos

Mensagempor pedro nascimento » quarta ago 13, 2008 6:23 pm

ok joão santos*
cmpts***
:wink:
pedro nascimento

Registado: domingo abr 20, 2008 12:18 am

Mensagempor Rat » quarta ago 13, 2008 7:16 pm

por falar em sobreiros.... aqui na minha zona e o que n falta :evil: sao tantos que ate sao de mais nascem em todo o lado e so chegar e escolher... :roll:
Rat

Registado: terça jul 22, 2008 1:39 pm

Mensagempor pedrommarcelino » quarta ago 13, 2008 8:15 pm

pedro nascimento Escreveu:olá pedro m*
eu penço que a melhor altura seja no principio da primavera ou até um pouco antes de resto é meter na terra e não deixar a terra perder muita umidade,mas aguarde por outras openiões*

Obrigado, esperarei pela primavera :D
Cumprimentos,
Pedro
pedrommarcelino

Registado: segunda set 17, 2007 3:15 pm

Próximo

Voltar para Estilos, Tecnicas e dicas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante